O folclore é uma manifestação baseada em conhecimento popular que tem múltiplas expressões: cantigas de rodas, brincadeiras,personagens imaginários, canções de ninar, jogos, mitos e lendas.
É muito importante para manter a tradição com as brincadeiras e atividades folcloricas. Além disso, o acesso da criança a esse universo propicia também o desenvolvimento da imaginação, da fantasia e da ludicidade.
Por esses motivos, vou postar aqui atividades a serem desenvolvidas com nossos pequenos...
Lenda do barangandão
Há muito tempo... Na época das avós de nossas avós, as mulheres reuniam-se na boca do rio. Elas sentavam-se em roda para contar estórias. As mais velhas contavam para as mais novas, as mais novas contavam para as mais velhas, e assim iam... até que o tempo se esvaísse numa imensidão de palavras coloridas. Mas, na roda, sempre havia aquela moça envergonhada, que não queria compartilhar suas estórias. Então, as mais experientes resolveram imaginar uma dinâmica de corpo e, para isso, inventaram um brinquedo que denominaram de BARANGANDÃO.
BARANGANDÃO, o brinquedo inventado, era usado para esquentar o corpo, para relaxar... Elas rodavam, rodavam, ondulavam as cinturas e libertavam suas palavras de calor. Surgiam estórias da vida, estórias do sonho, estórias do medo, palavras inventadas.
BARANGANDÃO tornou-se um instrumento crucial para realização do ritual de iniciação das mulheres, que antes, moças entorpecidas de palavras engravidadas de suas estórias, soltavam o corpo aquecido pela vontade, desejo, necessidade de fazer-se ouvir e compartilhar. Vamos fazer?
Cobra do rolo de papel higiênico:As cobrinhas foram feitas com rolos de papel higiénico cortados ao meio e unido com ataches, para que se possam mover como cobras verdadeirasSaci articulado (interessante colar no palito de picolé para a crianças levar)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por comentar...Volte sempre!Você é muito importante para mim!